Os textos aqui disponibilizados fazem parte do blog Legis-Ativo, hospedado no Estadão, e conta com o apoio do Movimento Voto Consciente. Um time de 10 cientistas políticas e 10 cientistas políticos escrevem sobre tudo que movimenta o nosso Legislativo, com um olhar crítico para o Parlamento e os parlamentares. Além dos textos, semanalmente, temos um podcast apresentado por Humberto Dantas e Vítor Oliveira, colunistas do blog.
Atividade: redatora.
Como foi
a minha experiência?
Com a supervisão do Prof. Humberto Dantas, escrever sobre um tema tão complexo e difícil com uma perspectiva histórica ao mesmo tempo que analítica foi assustador. Fiquei feliz com o resultado final e com o reconhecimento dentro do blog Legis-Ativo.
Texto de autoria de: Giovana Figueiredo e Lanna Dogo, pós-graduandas em Ciência Política pela FESP-SP em série especial de análises.
O Senado elaborou duas Propostas de Emendas à Constituição (PEC) para alterar mais uma vez as regras de tramitação das Medidas Provisórias. Essas mudanças têm o objetivo de aperfeiçoar este processo, mas acabam também limitando, cada vez mais, a autonomia do Poder Executivo. Em tempos em que o termo “parlamentarismo” não sai dos corredores do Congresso Nacional, reduzir poder do Presidente pode significar mais do que aparenta.
(continua no link)